sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Aula de Quinta, 17 de janeiro 2013 - Pronomes Possessivos

“O fim da Educação é desenvolver, em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz.” 
(Immanuel Kant)

Hoje tivemos apenas 13 alunos. 


Estudamos os pronomes possessivos da Língua Portuguesa.

Adama Konate observou que, em francês, os pronomes possessivos são bastante específicos e individualizados, enquanto em Português, "eles são Globalizantes - um mesmo pronome pode significar 3 coisas diferentes".

O pronome "meu", em português, se utiliza para pessoas, objetos e ao fim das frases.

Em Francês é diferente. "Meu" se torna "mon", "le mien" e "à moi".

Este é meu pai. "Ça c'est mon pére."
Este chapéu é meu. "Ce chapeau est le mien."
Este caderno é meu. "Ce cahier est à moi."

"Ça c'est mon numero de portable. Donne-moi le tien."
Este é o meu número de celular. Dá-me o teu".




















Nenhum comentário:

Postar um comentário