segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Aula de 27 de dezembro - Em Português


Aula de 27 de dezembro.

O tema da aula foi o poema de Jacques Prévert, intitulado “Para pintar o retrato de um Pássaro”, com tradução do professor Silviano Santiago. O poema, traduzido para o Português, foi apresentado lado a lado do original em Francês. Primeiro, falamos um pouco do poeta Jacques Prévert (1900-1977). Sua vida, sua obra, sua verve libertária, crítica e contestadora. Suas obras de vanguarda e suas posições contra a guerra e a favor da Paz.


SIMBOLISMO

Em seguida, nós lemos o poema em Francês, algumas vezes.

Discutimos o simbolismo do poema. O que representa o pássaro, a gaiola, o quadro. O tom surrealista do poema... Quase nos faz crer que é possível atrair um pássaro para dentro de um quadro. Que é como a Arte captura a Vida. Sobre como a Arte imita a Vida, e como o poema discute estas relações entre vida real e representação.

O pássaro do poema pode representar um sonho, uma aspiração, um ideal. Tudo quanto é belo e sublime. O amor. A esperança. O pássaro somos nós, eu e você. São eles, os alunos haitianos e africanos, que vieram de tão longe, deixando suas famílias, para recomeçar a vida no Brasil.


Pedagogia – Método.

Uma vez discutida a mensagem do poema e seus significados múltiplos, li o poema em Português, em alto e bom som, para que os alunos escutassem a pronúncia das palavras. Reli o poema mais 2 vezes.

Pedi aos alunos que numerassem todas as linhas do poema, para localizar mais facilmente as frases nos dois idiomas. Cada linha, e cada palavra do poema, em Português, tinha sua correspondência em Francês.

Em seguida, foi a vez dos alunos lerem o poema, um por um. Foram 14 alunos. Ao final, todos aprenderam novas palavras e expandiram o seu vocabulário.

Foi uma aula muito agradável. Os alunos gostaram muito do poema, e agradeceram a aula.

-Alex.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário