segunda-feira, 22 de julho de 2013

Jimmy Santiago Baca: da Prisão de Segurança Máxima à Poesia.

Jimmy Santiago Baca: de Prisioneiro à Poeta.

Literatura

Jimmy Santiago Baca (1952 -), que recebeu o Prêmio de Literatura da Hispanic Heritage em 1989, revelou uma paixão voraz pela escrita enquanto cumpria pena em uma prisão de segurança máxima. 

Foi abandonado pelos pais aos dois anos. Depois de uma infância turbulenta, e um histórico de delinquência juvenil, Jimmy foi condenado a cinco anos de prisão, aos 21 anos. 

Ele cumpriu seis anos e meio de prisão, três deles no isolamento, e manifestou o desejo de estudar.  Os guardas o consideravam perigoso. Por um tempo, foi colocado na mesma ala que os condenados à morte, antes de ser solto.

Enquanto estava na prisão, uma transformação inusitada ocorreu, quando ele abraçou a leitura e a escrita. Durante um conflito crucial com outro preso, Jimmy foi tocado pelas vozes de Plabo Neruda e Garcia Lorca, e fez uma escolha que mudaria seu destino. Em vez de se tornar um criminoso endurecido, ele saiu da prisão tendo encontrado a sua própria voz poética. 

Na prisão, ele aprendeu a ler e escrever sozinho. Vendia seus poemas aos outros presos, em troca de cigarros. Um colega preso o convenceu a enviar alguns de seus poemas à revista poética Mother jones, editada por Denise Levertov. Ela publicou seus poemas, e o ajudou a encontrar um editor para seu primeiro livro.

Em 1979, um ano após a sua libertação, ele concluiu seu GED (equivalência do Ensino Médio). Hoje ele dedica a sua vida pós-prisão para compartilhar sua experiência e ensinar sua arte a outras pessoas que também enfrentam dificuldades.

Ao longo dos anos, o trabalho de Jimmy amadureceu de poemas estilo diário até memórias reveladoras e contos pungentes. 

Seus temas incluem a vida nos barrios, o sudoeste americano, o vício, a injustiça, a comunidade, o amor, e mais além. 

Black Mesa Poems(1986-1989) foi a primeira coletânea de poesia de Jimmy amplamente publicada. Martin & Meditações sobre o Vale do Sul (1987), seu longo poema narrativo muito aclamado, ganhou o Prêmio de 1988 da fundação Columbus American Book. Seu livro de memórias 2001, "A Place to Stand: The Making of a Poet" ganhou o prestigiado Prêmio Internacional. 

Sua primeira coletânea de contos, "A Importância de um pedaço de papel", foi publicado em 2004. Jimmy escreveu o roteiro para o filme de 1993 de Taylor Hackford, o controverso Bound by Honor. Outros prêmios incluem o Fundo Nacional do Prêmio Poesia, Vogelstein Award Foundation, Berkeley Regents Award, Book Award Sudoeste, e American Book Award.

Como ensaísta, editor, e prefaciador de novas obras, Jimmy escolhe autores e temas que refletem a sua própria jornada, de marginal à artista. 

Há mais de 25 anos, ele realiza oficinas de escrita criativa em estabelecimentos prisionais nos Estados Unidos. 

Em 2005, ele fundou a Cedar Tree, Inc., uma organização sem fins lucrativos que administra o Projeto de Alfabetização na prisão, que oferece educação e bolsas de estudo para os presos. 

Um documentário da PBS sobre o projeto está sendo produzido. Jimmy recebeu, em 2006 do Conselho Americano o Prêmio de Educação Cornélio P. Turner por sua excelente contribuição pública.

Trecho do epílogo de seu livro de memórias:"A Place to Stand: The Making of a Poet" 
Lido pelo poeta chicano Alejandro Murguía. Lindo e emocionante!


http://www.youtube.com/watch?v=AVZgYE8XLRc



Nenhum comentário:

Postar um comentário