terça-feira, 23 de julho de 2013

"A PAZ" - POEMA DE ADAMA KONATE

Poema: A PAZ

A vida não é fácil na guerra incessante.

Venho de uma guerra onde experimentei a morte e a miséria

Penso em as minhas lesões, deitado sobre o flanco.

Em uma cama suja de sangue úmido e pegajoso,
Cansado de lutar, espantado com a sorte
E, especialmente, com as mortes
Do conflito

Não sei se amanhã eu viverei ainda...
E tremo, ao pensar que
Talvez de manhã,
Pela situação, tão dolorosa,
Eles virão, amarrar minhas mãos
E levar minha alma,
Deixando meu corpo.

Encolhido na cama, no quarto sem luar
Meus sonhos se despertam, e eu posso ver a cor
Das papoulas alinhadas, no lugar onde me escondia
Que ninguém no mundo conhecia.

Eu era invisível 
E nossas vermelhidões se misturavam
Quando, docemente, seu perfume inebriante acalmou
Meu espírito e meus medos assustadores.

Mas a casa divagava
Eu flutuava no ópio, na fragrância

Eu não era mais um homem desesperado.

Então eu me dirigia, forte e altivo, até o céu
Para penetrar nas linhas de um inimigo imaginário.

Mas a luta foi inútil.
Eu sucumbi sob os golpes
Do seu firme propósito em me matar ...

Meu corpo ficou mais frio que o vento
E meus ossos, descarnados,
Quebraram-se lentamente.

A vida me deixava
Eu reconheci o vazio.

Ele era familiar para mim, eu estava ávido.

Eu derramei meu sangue nas flores e papoulas
Fechei os olhos em oração
Sem conseguir encontrar as palavras...

Tenho a esperança de me trocar, 
Tirar estas vestes rasgadas
E vestir roupas quentes e secas 

Guerreiro em uma morte de sonho:

É preciso um Oceano para que, finalmente, tu revivas!

Mas, quando colocar o teu pé na outra margem,
Você encontrará refúgio em um outro mundo.


Violência inaudita, loucura atroz...


Não existe Paz sem Justiça.


Poeta:
A criança preta africana
O poeta fatalista do Mali
Adama Konate.
konate.adama88 @ yahoo.fr






Nenhum comentário:

Postar um comentário